sexta-feira, 1 de março de 2013

Encontro consonantal

Encontro consonantal é o encontro das consoantes em uma mesma sílaba ou em sílabas separadas, sem que haja interferência de uma vogal. Esses encontros são classificados em três classes: PERFEITO, IMPERFEITO e MISTO.

ENCONTRO CONSONANTAL PERFEITO OU PURO OU PRÓPRIO
É quando duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, sem interferência de vogal, ficando inseparáveis. Podem ser chamados de perfeito, puro ou próprio. Prefiro chamá-los de perfeito.
Exemplos:
PRA-TO, PLAN-TA, BRA-SIL, A-DRE-NA-LI-NA, CRES-CI-MEN-TO

ENCONTRO CONSONANTAL IMPERFEITO OU DISJUNTO OU IMPRÓPRIO
É quando duas consoantes se encontram, sem interferência de vogal, mas ficam em sílabas diferentes. Podem ser chamados de imperfeito, disjunto ou impróprio. Prefiro chamá-los de imperfeito.
Exemplos:
AP-TO, IN-TAC-TO, AS-PEC-TO, OB-JE-TI-VO, CAC-TO.

ENCONTRO CONSONANTAL MISTO
É quando ocorre, ao mesmo tempo, o encontro consonantal perfeito e imperfeito.
Exemplos:
FIL-TRO, DIS-PLI-CEN-TE, DES-TRO

Em FIL-TRO, o T está formando encontro consonantal imperfeito com a consoante L, e ao mesmo tempo encontro consonantal perfeito com a consoante R.

Em DIS-PLI-CEN-TE, o está formando encontro consonantal imperfeito com a consoante S, e ao mesmo tempo encontro consonantal perfeito com a consoante L.


Em DES-TRO, oestá formando encontro consonantal imperfeito com a consoante S, e ao mesmo tempo encontro consonantal perfeito com a consoante R.


VEJA EM VÍDEO:
1- http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/encontro-consonantal

2- https://www.youtube.com/watch?v=ZeSEDwFeARg

Nenhum comentário:

Postar um comentário